Os jogos nunca foram tão populares – o que não surpreende quando estamos todos presos em casa.

Os jogos para PC, em particular, estão passando por um renascimento. A plataforma de jogos Steam teve recordes para todas as suas estatísticas de pico em 2020 – 21% mais jogos comprados e 50% mais horas jogadas.

Mas isso significa que os jogadores de pc estão enfrentando um grande problema: as placas de vídeo, o coração de um PC para jogos, estão incrivelmente difíceis de conseguir.

Durante meses, vimos jogadores competindo por suprimentos, acampando na frente de lojas, derrubando sites e, acima de tudo, pagando preços altamente inflacionados em busca de jogos de última geração.

Qual é o problema?

Um PC de escritório pode funcionar bem com potência gráfica integrada, mas se você quiser jogar, uma placa de vídeo dedicada (GPU) é obrigatória.
O Pode custar mais da metade do custo de um PC Gamer hoje em dia.

Melhor iluminação, saída de resolução mais alta e mais quadros por segundo – a chave para uma jogabilidade ultra suave – são geralmente determinados pela GPU.

Um dos motivos pelos quais a demanda é tão alta é que os novas placas são, na verdade, muito melhores do que muitos esperavam, com melhorias de desempenho de 50 a 90% em relação à geração anterior.

Ao mesmo tempo, novos jogos como Cyberpunk 2077 e outros, estão prejudicados os consoles mais antigos e esticando os limites das placas de PC mais antigas.

Por que existe uma grande escassez?

Não há um único motivo para a enorme demanda.

No início do ano passado, a fabricação chinesa foi temporariamente limitada devido ao surto de coronavírus ; mais tarde, atrasos no envio atingiram o mercado de eletrônicos; e o preço do Bitcoin tornou a “mineração” – usando GPUs – mais lucrativa.

Tudo isso levou a algumas cenas notáveis. Nos Estados Unidos, quando as restrições de bloqueio eram mais leves, as pessoas faziam fila em volta do quarteirão em lojas de eletrônicos ou acampavam durante a noite, na esperança de conseguir um das placas de vídeo que poderiam ser entregues pela manhã.

Os varejistas distribuíram vouchers para aqueles que ocupavam os primeiros lugares da fila, enquanto os revendedores tentavam comprar esses anúncios – não os cartões propriamente ditos – por centenas de dólares. E os compradores criaram procedimentos de desconexão para permitir intervalos para ir ao banheiro e ir buscar comida .

Vai melhorar?

Os dois principais fabricantes de placas de vídeo – Nvidia e AMD – não conseguem fabricar e distribuir o produto rápido o suficiente.

“A demanda por jogos está fora das tabelas”, disse o diretor financeiro da Nvidia, Colette Kress, durante a CES . “Nossa capacidade geral não tem sido capaz de acompanhar”.

Ela alertou que a oferta “provavelmente permanecerá fraca durante o primeiro trimestre.

É uma história semelhante para a AMD, onde a chefe da empresa, Lisa Su, disse depois de seus anúncios na CES que a escassez é o resultado da demanda “e não de problemas de fabricação”.

“Estamos colocando capacidade adicional” , disse ela ao site de entusiastas Anandtech .

Mas avisou: “Vai demorar para recuperar … vai ter aperto na primeira metade do ano”.

Além disso, os varejistas alertaram que os bots automatizados são um grande problema , comprando cartões para revendedores antes que os consumidores reais tenham uma chance – levando a preços extremamente inflacionados no eBay e em outros sites.

E quanto ao mercado de usados vale a pena?

Preços inflacionados  não é apenas um problema para os novos produtos. Em sites como olx, e mercado livre, é possível encontrar placas antigas como a RX 480 usada por mais de 3 mil reais.

Com a chegada da vacina contra o COVID-19 a tendência é o mercado de chips gráficos se estabilizar. Vamos torcer para que isso ocorra ainda esse ano.